Praticamente todas a empresas, hoje em dia, deixam informações importantes armazenadas em seus computadores. Mas, se por alguma razão, um dia, esses dados não pudessem ser acessados?
Se você possui uma empresa, independente do seu setor e porte, certamente, “congelou” só de pensar nessa possibilidade, não é mesmo? Pois saiba que ela é real, mas pode ser combatida, sendo o backup de segurança a forma mais eficiente.
Ficou interessado e quer saber mais? Então, continue com a leitura deste artigo e, nos tópicos a seguir, desvende todos os motivos do porquê a sua empresa deve fazer backup de segurança e obtenha outras dicas a respeito do tema.
- Garantia de acesso aos dados
- Criptografia dos dados
- Combate a prejuízos
- Previne baixa produtividade
- Como fazer backups de segurança
- Tipos de backups de segurança
Garantia de acesso aos dados
Embora haja outros motivos, como veremos mais adiante, o principal deles para investir no backup de segurança, também chamado de cópia de segurança, é para que a sua empresa tenha acesso aos dados informatizados que estão nos seus computadores, sempre que quiser.
Com isso, mesmo diante de uma série de situações, que poderiam comprometer ou mesmo bloquear para sempre o acesso às informações, ainda assim seria possível acessá-los. Afinal, haveria uma cópia de tudo armazenada em local seguro.
Para entender melhor o risco em potencial a que o seu negócio está sujeito sem o backup de segurança, confira a seguir quais são as situações que podem atrapalhar o uso das informações guardadas nas máquinas na sua empresa.
- Roubos ou acidentes físicos na empresa
Existem diferentes maneiras de fazer os backups de segurança, como veremos a seguir. Uma dessas formas é copiando os dados e armazenando-os em servidores externos à empresa, a chamada nuvem.
Dessa forma, se houver um problema físico na sua empresa, que prejudique o funcionamento dos computadores, mesmo assim, é possível ter acesso às informações.
Isso acontece porque, se as informações estiverem na nuvem, elas podem ser acessadas de outros lugares e por meio de vários dispositivos, como smartphones.
Para ter uma ideia de como essa possibilidade é real, isso pode ser útil em caso de roubo dos computadores na sua empresa.
Da mesma forma, em situações de incêndio, alagamento e demais acidentes que afetem fisicamente o seu negócio.
- Falhas de acesso ao servidor externo
As cópias de segurança também podem ser armazenadas na sua própria empresa, em um servidor. Ele basicamente consiste em um computador robusto e dedicado a guardar os backups, banco de dados, documentos, além de rodar sistemas, entre outras funções.
Fazer backup local, portanto, é uma atitude vantajosa para garantir o acesso às informações empresariais, pois se elas fossem salvas apenas na nuvem e o servidor externo apresentasse falhas, não poderiam ser acessadas.
Isso pode acontecer tanto porque a internet na sua empresa quanto a conexão com o servidor externo está apresentando problemas.
Falta de energia e danos à estrutura da internet, que podem ser provocados por tempestades, ventanias, etc. são situações passíveis de ocorrer e comprometer o acesso às informações necessárias.
Uma conexão com a internet de pouca velocidade ou de baixa qualidade também podem ser as causas da impossibilidade de acessar os dados da nuvem.
- Roubo de dados empresariais
Mais uma situação em que as cópias de segurança se mostram indispensáveis é caso a sua empresa sofra um roubo virtual de informações, o que pode ser provocado por vírus e hackers.
Os ataques podem ser tanto direcionados a sua empresa, quando terceiros mal-intencionados querem prejudicar só o seu negócio. Ou quando são enviados vírus para vários endereços de e-mails e ocorre de alguém da sua equipe clicar em um link ou anexo de e-mail contaminado.
Nesse ataque, dados da sua empresa podem ser roubados, sequestrados ou somente danificados. De qualquer forma, se houver um backup de segurança, as informações não são totalmente perdidas.
- Ataque ao sistema da empresa
Parecido com o tópico anterior, aqui, ao contrário das informações da sua empresa, contidas em arquivos dos computadores, quem sofre o ataque é o sistema, caso seja local. Dessa forma, não é possível acessá-lo e nem usar as suas ferramentas.
Mesmo que os dados não sejam afetados nesse tipo de ataque, se eles estiverem todos no servidor local, de qualquer modo, não podem ser acessados. Mas se houver uma cópia de segurança na nuvem, o problema pode ser menor.
Criptografia dos dados
Outra boa razão do porquê a sua empresa deve fazer backup de segurança é que quando as cópias de segurança são feitas, em geral, os softwares que realizam esse trabalho também criptografam os dados. Ou seja, transformam eles em códigos indecifráveis.
Apenas pessoas autorizadas conseguem acessar e decodificar essas informações para que possam ser utilizadas. Afinal, somente realizar as cópias poderia ser pouco eficiente para manter os dados sigilosos, mas com esse mecanismo ninguém consegue lê-las.
Combate a prejuízos
Evitar o prejuízo financeiro é mais uma razão para investir nas cópias de segurança. Imagine só se houver qualquer um dos problemas citados acima. Além da dor de cabeça que a sua resolução causaria, o prejuízo seria inevitável.
Além do trabalho da sua equipe ficar temporariamente suspenso, sem um sistema de backup e outros mecanismos de segurança, seria preciso contratar com urgência um profissional ou empresa que conseguisse reverter a situação.
Em geral, serviços de emergência saem mais caro e você pode ter que gastar um dinheiro que não estava prevendo. Além disso, o investimento não seria só com a contração de uma empresa ou profissional.
Mas também com as ferramentas que possivelmente teriam que ser adquiridas para que o seu sistema voltasse a funcionar de modo adequado e os dados fossem resgatados.
Previne baixa produtividade
Assim como a sua empresa pode ter um grande prejuízo financeiro, que costuma ser proporcional ao tamanho do ataque que a sua empresa sofreu, existe ainda a questão da baixa produtividade.
Afinal, sem que houvesse acesso ao sistema ou arquivos da empresa, é bem possível que parte, para não dizer toda a sua equipe, ficaria impossibilitada de trabalhar. Assim, além de prejuízo, a interrupção do serviço atrapalharia a dinâmica de um mês ou mais de trabalho.
Como fazer backups de segurança
Agora que você já entendeu todos os motivos do porquê a sua empresa deve fazer backup de segurança, chega a hora de saber como investir nessa cópia. O primeiro passo é avaliar o volume de dados da sua empresa, ou seja, o que deve ser copiado todos os dias.
De acordo com o porte do seu negócio e o quanto de volume de informações novas é gerada por dia, esse backup pode exigir mais ou menos espaço, bem como ser feito de maneira mais ou menos frequente.
Além disso, quanto mais dados devem ser copiados, mais espaço deve haver e mais dinheiro precisa ser investido.
Por isso, vale a pena também verificar a sensibilidade dos dados, isto é, levantar quais deles são realmente importantes e devem ser copiados com regularidade. O terceiro passo é analisar como e onde realizar a transferência dos arquivos.
Hoje, há diferentes softwares que contribuem com o backup de segurança. Afinal, fazer as cópias de forma manual não é o mais adequado, pois exige uma pessoa responsável que nunca esqueça de fazê-las e que se certifique de que todo o processo foi concluído com sucesso.
Nesse sentido, um software é a melhor solução, pois ele executa as cópias de forma automática, gerando relatórios e sempre avisando quando haja algum problema. Isso o torna muito mais eficiente do que o backup manual.
Tipos de backups de segurança
Como você pode conferir ao longo desse artigo, há dois tipos de backup, as cópias locais, no servidor local da empresa, e os backups na nuvem, em servidores externos. Ambos possuem as suas vantagens, pois cada um é mais vantajoso em uma determinada situação.
Dessa forma, o recomendado é que os dois sejam combinados para garantir sempre o acesso das informações da sua empresa. E mais, especialistas explicam que as boas práticas para a realização dos backups de segurança indicam o armazenamento das cópias em três lugares.
Assim, é possível guardar uma cópia na nuvem, outra no servidor local e uma terceira em um computador local ou em um HD externo. É possível ainda usar dois servidores externos e até mesmo um pendrive, para volumes pequenos de dados.
De todo o modo, para garantir a total segurança e armazenamento dos backups o melhor é contratar uma empresa especialista em segurança da informação. A Sistemar oferece as soluções mais adequadas conforme as necessidades do seu negócio.
Com isso, é possível ter acesso às formas mais assertivas não só de fazer as cópias de segurança, como também de evitar o ataque de hackers e vírus. Isso porque a Sistemar dispõe de soluções completas para evitar falhas no sistema da sua empresa.