Manter os dados da sua empresa seguros é uma necessidade imprescindível. As razões são inúmeras, como garantir o sigilo de informações confidenciais, inclusive, dados dos clientes e segredos de produção.
Além disso, é possível evitar ataques externos de pessoas mal-intencionadas, que prejudiquem o funcionamento das atividades diárias no seu negócio. Afinal, se um vírus entrar no sistema da sua empresa pode haver perda de arquivos e mesmo a interrupção dos serviços.
No entanto, para usufruir da devida segurança das informações é necessário contar com profissionais qualificados, que dominem as mais novas e assertivas estratégias.
Nem todas as empresas possuem colaboradores com esse conhecimento, sendo uma alternativa terceirizar a segurança de dados. Se você quer saber mais sobre o assunto e conhecer as modalidades nas quais esse serviço é oferecido, continue a ler este artigo.
Nos tópicos a seguir, você aprende a respeito do tema e obtém muitas dicas.
- Formas de atendimento na terceirização da segurança
- Níveis de serviços oferecidos ao terceirizar segurança
- Soluções Sistemar para a segurança das informações
Formas de atendimento na terceirização da segurança
Na hora de terceirizar a segurança de dados é importante saber quais são as formas de atendimento existentes. Em geral, a segurança faz parte de um pacote com outros serviços relacionados à tecnologia da informação – TI
Assim, há três modalidades, a presencial, a remota e a campo.
- Presencial
Como o próprio nome diz, acontece dentro da empresa, com a presença física do técnico nas instalações da empresa, como mais um colaborador. Desse modo, o profissional da empresa contratada oferece disponibilidade exclusiva para você e a sua equipe.
O mais comum é que esse tipo de terceirização aconteça em empresas maiores, com um grande número de chamados, isto é, as solicitações dos usuários. Nesse caso, a redução de custos é uma vantagem perceptível.
Afinal, ficar chamando todo o momento um técnico para se deslocar, em uma contratação remota, por exemplo, poderia sair muito mais caro. Isso quando a cobrança é feita de acordo com o número de visita.
Além disso, como já mencionado, terceirizar a segurança de dados, em geral, está em um pacote de terceirização da gestão de TI. Isso significa que o técnico exclusivo para o seu negócio dispõe de suporte para todas as atividades relacionadas à TI.
Ou seja, ele pode resolver pequenos problemas, como falhas no envio de e-mails, até criar soluções eficientes para manter a segurança dos dados da sua empresa. Entre eles, instalação e manutenção de antivírus, cópias de segurança e muito mais.
- Remoto
No atendimento remoto, o técnico da empresa contratada se comunica com você e a sua equipe remotamente, em outras palavras, à distância. Esse tipo de suporte é mais recomendado a pequenos e médios negócios, com infraestrutura reduzida.
Além de ser mais vantajoso financeiramente para a sua empresa, evita que o profissional fique ocioso. Isso porque sem uma equipe muito grande, o número de chamados é menor, sendo desnecessário um profissional exclusivo e disponível todo o expediente.
De qualquer forma, quando a empresa é contratada, ela pode equipar o seu negócio para estar protegido de ameaças externas, bem como criar protocolos de uso da tecnologia da informação. E, a partir da criação desses processos, é que o atendimento se torna remoto.
Vale lembrar que, mesmo remotamente, o técnico pode acessar os dispositivos da sua empresa e verificar o problema, bem como resolvê-lo, de modo eficiente e seguro.
- Campo
Essa é mais uma das formas de atendimento disponíveis para as empresas que desejam terceirizar a segurança de dados, bem como todo o setor de TI. No entanto, trata-se de um tipo de suporte que pode ser usado de maneira complementar as duas anteriores.
O atendimento a campo é necessário quando o remoto não consegue resolver de maneira satisfatória a falha existente no sistema e o presencial precisa de uma ajuda extra para verificar a situação.
Dessa forma, as visitas do suporte a campo são esporádicas, de acordo com a necessidade do cliente, sendo também marcadas com antecedência. Esse atendimento é indicado ainda quando a empresa precisa fazer uma manutenção no seu sistema de TI.
Níveis de serviços oferecidos ao terceirizar segurança
Mais um ponto importante quando a sua empresa for terceirizar a segurança de dados é avaliar qual o nível de serviço mais adequado para as necessidades da sua equipe. Para tanto, vale a pena conhecer a diferença entre help desk, service desk e field service.
- Help Desk
É o nível mais básico de atendimento para o setor de TI e segurança da informação, sendo também o mais tático, uma vez que atende os usuários do sistema, com problemas técnicos e incidentes.
O mais comum é que esse nível de suporte seja oferecido de maneira remota, pois trata de questões bem pontuais, como mudanças de senha ou configuração de uma nova conta, por exemplo. Basicamente, gerencia e atende com rapidez as solicitações dos usuários.
- Service Desk
É outro nível de atendimento, sendo acionado quando o suporte básico não é suficiente. Embora também possa ser feito de maneira remota, por telefone ou chat online, tem o objetivo não só de atender chamados como também de melhorar o sistema.
Ou seja, à medida que se percebe uma maior incidência de uma determinada falha, avaliam-se formas de qualificar o procedimento, a fim de evitar que esse problema volte a acontecer. Portanto, é considerado ainda uma ferramenta para a estratégia organizacional.
- Field Service
Consiste no atendimento pessoal, podendo ser tanto para resolver questões tidas como Help Desk quanto Service Desk. Outra diferença é que esse suporte é oferecido por um profissional altamente especializado.
Por isso, o mais comum é atender situações mais complexas. Entre elas, problemas nos servidores, computadores e impressoras, bem como assuntos associados a softwares.
Soluções Sistemar para a segurança das informações
A Sistemar é uma empresa especializada em segurança da informação, dessa forma, oferece tanto a terceirização da gestão de TI quanto o Contrato de Suporte. Veja a seguir como funciona ambas as opções:
- Gestão de TI
Essa forma de terceirizar a segurança de dados, bem como a área de TI como um todo disponibiliza o suporte do tipo Help Desk para empresas dos mais variados portes e segmentos de mercado. Para tanto, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada.
Os seus técnicos também podem atender aos tipos de chamados mais diversificados dos usuários. Confira a seguir quais os serviços oferecidos pela Sistemar:
- Assistência técnica local e remota;
- Atendimento preferencial;
- Suporte às estações de trabalho;
- Reestruturação de Redes;
- Realização de cabeamento;
- Configuração e manutenção dos servidores;
- Consultoria e assessoria em TI;
- Manutenções preventivas em equipamentos de informática.
Além disso, existe o serviço de MILLDESK – Sistema de acompanhamento de chamado, que se trata de uma ferramenta exclusiva e serve para atender os clientes de maneira diferenciada.
Dessa forma, depois de abrir uma solicitação de atendimento, o setor de TI da sua empresa ou responsável pelo mesmo pode acompanhar a sua evolução. Além disso, recebe relatórios a respeito dos chamados, para que seja possível conhecer as principais demandas.
Portanto, essa modalidade de terceirização consiste em uma assessoria, onde os serviços são concentrados, em conformidade com as necessidades do cliente. Com isso, é possível inovar a empresa, obter novas soluções para problemas recorrentes e monitorar os serviços.
- Contrato de Suporte
Modalidade oferecida pela Sistema para empresas que desejam não só terceirizar a segurança de dados e o setor de TI, como também obter uma solução completa para o seu negócio. Isso porque com o Contrato de Suporte a sua empresa tem acesso a um sistema completo.
Nele, a sua empresa pode concentrar as inúmeras atividades que executa, como controle de estoque, vendas, faturamento, produção e muito mais. Assim, o suporte empresarial dispõe de diversos recursos, inclusive, servidores dedicados para a total segurança dos dados.
Além do básico, que já é bem completo, é possível agregar demais serviços ao pacote. Entre eles, os seguintes:
- Suporte Help Desk por meio de internet ou telefone;
- Ainda mais segurança para as informações com aplicativos especiais contra vírus e spywares;
- Cópias de segurança automatizadas;
- Padronização de rede local, a fim de contribuir com o seu gerenciamento e automação;
- Análise técnica de equipamentos danificados;
- Relatórios mensais com levantamento de chamadas e atendimento;
- Consultoria para outras soluções personalizadas.
E mais, existe a opção de rede e intranet, onde a rede local recebe cabeamento estruturado ou sem fio. As estações de trabalho e servidores são ainda configurados dentro ou fora de domínio, contando também com compartilhamento de internet, periféricos e recursos.